Olá, somos alunos da Escola Secundária de Penafiel e decidimos no âmbito da disciplina de Área de Projecto criar este blogue sobre o Bullying. Escolhemos este tema porque é um fenómeno recente na nossa sociedade, pelo que ainda pouco aprofundado. Consideramos tratar-se de um problema que merece a atenção e envolvimento de todos, de forma a combater este problema, pois todos devem estar alerta, pois o bullying é um problema grave à escala mundial, que pode levar por exemplo à depressão, à perda de auto-estima e, em última instância, ao suicídio, conhecido por “bullycide” e assim perante estas consequências encontrar um modo de resposta a uma variedade de factores externos pertencentes ao mundo da vítima.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Como prevenir o problema na escola!



Para evitar o bullying, as escolas devem investir em prevenção e estimular a discussão aberta com todos os actores da cena escolar, incluindo pais e alunos.
Deste modo deve-se:

- Observar com atenção o comportamento dos alunos, dentro e fora de sala de aula, e perceber se há quedas bruscas individuais no rendimento escolar.
- Incentivar a solidariedade, a generosidade e o respeito às diferenças através de conversas.
- Desenvolver dentro de sala de aula um ambiente favorável à comunicação entre alunos.
- Quando um estudante reclamar ou denunciar o bullying, procurar imediatamente a direcção da escola.

Um comentário:

  1. Isto é tudo muito bonito, mas a verdade é que houve durante dois anos seguidos vitimas de bullying e nunca ninguém quis prevenir mesmo estando com conhecimento do caso.

    ResponderExcluir