Olá, somos alunos da Escola Secundária de Penafiel e decidimos no âmbito da disciplina de Área de Projecto criar este blogue sobre o Bullying. Escolhemos este tema porque é um fenómeno recente na nossa sociedade, pelo que ainda pouco aprofundado. Consideramos tratar-se de um problema que merece a atenção e envolvimento de todos, de forma a combater este problema, pois todos devem estar alerta, pois o bullying é um problema grave à escala mundial, que pode levar por exemplo à depressão, à perda de auto-estima e, em última instância, ao suicídio, conhecido por “bullycide” e assim perante estas consequências encontrar um modo de resposta a uma variedade de factores externos pertencentes ao mundo da vítima.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Como a família pode ajudar!

Seja o filho vítima de bullying ou o próprio agressor os pais devem estar alertas para o problema, pois ambos precisam de ajuda e apoio psicológico.
Os pais devem:
 

  • Mostrarem-se sempre abertos a ouvir e a conversar com seus filhos. 
  • Ficarem atentos às bruscas mudanças de comportamento.
  • É importante que as crianças e os jovens se sintam confiantes e seguros de que podem trazer esse tipo de denúncia para o ambiente doméstico e que não serão pressionados, julgados ou criticados.
  • Comentar o que é o bullying e os orientar que esse tipo de situação não é normal. Ensina-los como identificar os casos e que devem procurar sua ajuda e dos professores nesse tipo de situação. 
  • Se precisarem de ajuda, entrarem imediatamente em contacto com a direcção da escola e procurar profissionais ou instituições especializadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário